Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reposicionar e fixar os fragmentos quebrados. A cirurgia pode ser realizada por meio de uma incisão única e extensa na pele, através de uma haste intramedular ou por meio de procedimento minimamente invasivo, como através de técnicas percutâneas ou uso de fixadores externos. A cirurgia pode ser recomendada para pacientes com lesões graves, em adultos jovens ou em casos em que há danos severos nos nervos.
0 tempo de recuperação após a cirurgia varia de acordo com a gravidade da lesão e o método cirúrgico utilizado. 0 tratamento de fisioterapia é sempre recomendado para ajudar a restaurar a mobilidade e a força do braço assim que possível.
0 prognóstico para as fraturas diafisárias do úmero geralmente é bom, com a maioria dos pacientes recuperando-se completamente. A maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais sem limitações após a recuperação completa. No entanto, em casos graves, pode haver limitações na mobilidade do braço, e às vezes é necessário intervenções adicionais para
melhorar a recuperação.
Fazer a escolha certa do profissional que executará a cirurgia será determinante no resultado funcional final.